Nos últimos 30 dias ocorreram importantes conquistas que trazem avanços significativos para os segmentos que mais geram emprego e renda em nosso município: o calçadista e o moveleiro. A medida anti-dumping sobre o calçado chinês e a redução permanente do IPI para a indústria moveleira terão reflexo imediato não apenas em Dois Irmãos, mas em todo nosso Estado e boa parte do país.
Há aproximadamente 3 semanas recebemos com muita satisfação a notícia que a sobre-taxa para a importação do calçado chinês, adotada como medida anti-dumping contra o produto asiático, além de ser estendida por mais 5 anos foi também aumentada, passando de US$ 12,47 para US$ 13,85. O resultado foi imediato: mais de 17 mil novas vagas de empregos foram criadas em indústrias calçadistas de todo o país durante esse breve período. Com essa medida, o calçado produzido na China fica com um valor comercial muito semelhante ao calçado brasileiro, aquecendo o mercado interno e criando condições de igualdade na concorrência entre os dois produtos.
Nesta sexta-feira (26), durante reunião com o Deputado Federal Renato Mölling, eu e a vereadora Eliane recebemos a informação em primeira mão sobre a redução permanete do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para os fabricantes de móveis. A notícia era tão esperada que ao longo do dia espalhou-se pela mídia de todo o Estado. A redução do imposto já estava sendo praticada de forma provisória há alguns meses e seria encerrada no final deste mês, mas com a confirmação da medida de forma permanente, muitas empresas que estavam agindo de forma cautelosa poderão ampliar sua produção e seus quadros de funcionários sem receio.
Duas excelentes notícias para o nosso Estado, que possui os grandes pólos moveleiro e calçadista, tão importantes para a economia regional. Nosso município, em especial, será um dos grandes beneficiados por essas medidas, eis que a indústria calçadista ainda é a principal atividade econômica de Dois Irmãos, seguida da produção de móveis, realizada em diversas empresas de pequeno porte e em uma empresa que atua na produção em grande escala.
É importante lembrar daqueles que lutam pela nossa região, como o Deputado Renato Mölling, que esteve à frente destas conquistas. Presidindo as comissões parlamentares de defesa do setor calçadista e moveleiro, mobilizou as entidades e trabalhou exaustivamente defendendo estas causas em Brasília. Enquanto alguns políticos preocupam-se apenas em defender seus próprios interesses, Mölling dá exemplo de empenho e trabalho sério. Graças a pessoas assim, nos sentimos motivados a seguir trabalhando e ainda acreditando na política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário