quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Abrameq e Abicalçados lançam Cartilha de Segurança

     A Abrameq e a Abicalçados lançaram nesta quarta-feira (27) a Cartilha de Segurança em Máquinas e Equipamentos para Calçados. A publicação foi elaborada com o apoio do Sebrae e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O lançamento aconteceu às 11h30min, no Restaurante da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo.

     A Cartilha é uma ação promovida pelas duas entidades, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Indústria Calçadista e da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho. Este grupo vem reunindo-se desde 2004, visando diminuir as dificuldades técnicas do setor diante das exigências do Ministério do Trabalho quanto à redução nos riscos de acidentes na operação de máquinas utilizadas na fabricação de calçados.

     Ao longo desse período foi realizada uma série de ações, como a contratação de consultoria internacional para alinhamento entre normatização brasileira e europeia; identificação de alternativas técnicas com fabricantes; discussão de soluções com Ministério do Trabalho e Emprego; realização de missões à Europa para busca de tecnologias; construção de protótipos para teste das soluções identificadas e disseminação de resultados nos principais polos produtores nacionais. “Hoje é um dia de comemoração, porque vencemos uma batalha que exigiu a solução de muitos conflitos de interesse”. Afirmou Délcio Schmidt, dirigente da Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores de Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

     Jerri Meneghetti, que também é Técnico de Segurança da Indústria de Calçados Wirth, integrou o grupo de estudos técnicos da Abicalçados, colaborando com o desenvolvimento da cartilha e com a inclusão do tema na Norma Regulamentadora nº 12 (NR 12) do Ministério do Trabalho. "Presenciar esta realização após anos de trabalho com reuniões periódicas e muitas horas buscando soluções técnicas e legais para o assunto é gratificante. No entanto, o mais importante é o fato de que os trabalhadores do segmento calçadista de todo o Brasil que saem ganhando com a melhoria das condições de segurança do trabalho", define. 
Evento contou com a presença de empresários, técnicos, engenheiros, profissionais de manutenção e representantes de órgãos governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário