Antes de mudar-se para Dois Irmãos no ano de 1985, minha família teve uma passagem de três anos em Sapiranga, onde meus pais trabalhavam para comprar sua casa própria, após ter saído de nossa terra natal e do trabalho na agricultura. Naquela época, há 25 anos, já se ouvia falar na pavimentação da Estrada Sapiranga, que liga os dois municípios.
Desde então, foram sucessivas promessas de diversos políticos ao longo de todos esses anos, mas a estrada continuava cada vez pior com a ação do tempo e com a dificuldade de manutenção enfrentada pela Prefeitura, que possuía cada vez mais ruas para cuidar. Em 2006, Renato Mölling, prefeito por dois mandatos em Sapiranga e nascido em Dois Irmãos, foi eleito deputado federal, assumindo discretamente o compromisso de lutar pela pavimentação da Estrada Sapiranga.
E foi assim, discretamente, que Renato Mölling destinou R$ 1 milhão através de uma emenda individual no orçamento da União para a realização da obra, diferenciando-se substancialmente dos demais políticos que tanto prometeram e nada conseguiram. No início do ano passado participei de uma reunião do deputado com o prefeito, na qual foi feito o anúncio da liberação do recurso e solicitado à administração municipal o devido encaminhamento do projeto. A partir daquele momento eu e a vereadora Eliane assumimos o compromisso de acompanhar a tramitação do projeto entre a prefeitura e o Ministério das Cidades.
Foram meses de trabalho cobrando agilidade da prefeitura, intercedento junto ao Ministério e contando sempre com o apoio do gabinete do deputado Mölling em Brasília. Após vencidas as barreiras impostas pela morosidade da Prefeitura e pelos trâmites ministeriais, o recurso finalmente foi disponibilizado em outubro de 2009, quando outra batalha começou: o início das obras e a liberação do projeto junto à Caixa Econômica Federal. Novamente tivemos que cobrar ações mais contundentes da prefeitura, principalmente através da tribuna da Câmara de Vereadores.
Apesar de todos os desafios, vencemos a luta e agora a comunidade da região, principalmente a nossa população de Dois Irmãos, pode usufruir desta obra, que facilitará o deslocamento pela região, tanto para o trabalho, para estudos e para o lazer. Infelizmente, depois das realizações, muitos tentam distorcer os fatos e se apropriar das conquistas, mas isso faz parte deste modelo ultrapassado de política do nosso País. Agradecemos ao Deputado Renato Mölling e sua equipe, ao Marcel Van Hattem e todas as pessoas que REALMENTE batalharam pela realização da obra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário