A proposição para publicação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em todas as escolas municipais que encaminhei ao Poder Executivo ganhou espaço em importantes veículos de comunicação. A abertura do debate, mesmo que a proposta não tenha o acolhimento do Prefeito, já valeu a pena, pois desta forma o tema "educação" voltou com força, abrindo discussões sobre importantes fatores que podem contribuir para elevar o nível de nossas escolas, como melhores salários aos professores e melhoria na estrutura escolar.
Fiz a proposta com base em artigo publicado na revista VEJA, escrito pelo economista e especialista em educação Gustavo Ioschpe, o mesmo que participou do quadro "Blitz da Educação" do Jornal Nacional - Rede Globo. Defensores da ideia acreditam que a informação visível aos pais, professores, alunos e toda a comunidade escolar sobre a qualidade da escola em que estão envolvidos poderá se reverter em estímulo pela constante melhoria dos índices, tornando o processo totalmente transparente.
Há alguns dias o tema se transformou em Projeto de Lei na Câmara Federal, através do deputado Edmar Arruda (PSC-PR) e está tramitando no Congresso. Além da imprensa local, o assunto foi destaque na imprensa de todo o país. Grandes jornais como a Folha de São Paulo, O Globo, Zero Hora, revista Veja e o site "Todos pela Educação" manifestaram em seus editoriais sua posição favorável à proposta destacando, inclusive, que Dois Irmãos foi o primeiro município do Rio Grande do Sul a levantar a questão.
Abaixo a imagem de parte da reportagem realizada pelo jornal Zero Hora no dia 4 de julho, seguida por vídeo do comentarista Lasier Martins que se declara defensor da ideia ao falar sobre a reportagem.
ZH - Matéria inicia com Projeto de Lei Federal na página 4. |
ZH - Destaque para Dois Irmãos na página 5. |
Em seguida links para consulta das demais publicações da imprensa:
Portal Todos Pela Educação:
O Globo:
Zero Hora:
Folha de São Paulo:
Por Jerri Meneghetti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário