segunda-feira, 20 de junho de 2011

Vereador propõe "ideb na escola" e entrega mais de 40 pedidos ao Prefeito.

     Na última quinta-feira (16.06), o vereador Jerri Meneghetti esteve em audiência com o prefeito Miguel, na qual realizou a entrega da proposta para publicação do ideb ¹ (índice de desenvolvimento da educação básica) em todas as escolas municipais, exibindo-o em painel com escala gráfica ano a ano na entrada principal de cada escola. A idéia surgiu a partir de um artigo escrito pelo economista e especialista em educação Gustavo Ioschpe, o mesmo que participou  do quadro "Blitz da Educação" do Jornal Nacional - Rede Globo. Jerri acredita que a informação visível aos pais, professores, alunos e toda a comunidade escolar sobre a qualidade da escola em que estão envolvidos poderá se reverter em estímulo pela constante melhoria dos índices verificados.

     Na oportunidade, o vereador também entregou uma pasta com mais de 40 proposições de melhorias para a Cidade. O conteúdo, segundo ele, consiste em indicações, anteprojetos e pedidos de providência propondo melhorias e solicitações de moradores de diversas localidades como São João, Centro, Vale Verde, Navegantes, Travessão, Vale Direito, Primavera, Portal da Serra, Bela Vista, Beira Rio, União, Moinho Velho e São Miguel. São pedidos já realizados que ainda não foram atendidos, sendo alguns do ano de 2009. "A expectativa é de que o Prefeito avalie pessoalmente todas as propostas e faça o possível para realizá-las, pois são anseios de diversas comunidades do nosso Município", afirmou o vereador. Junto ao conteúdo da pasta, também está incluído o anteprojeto que institui o Portal da Transparência no site da Prefeitura Municipal, onde seriam publicados todos os gastos com diárias de funcionários em Cargos de Comissão e agentes políticos.

Jerri Meneghetti entrega proposta para implantação do "Ideb na escola" e mais de 40  pedidos de melhorias.

1. Conforme informações do Portal do Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola de de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e em taxas de aprovação. Assim, para que o ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente a sala de aula. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 - correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Juventude Progressista realiza campanha de conscientização na Semana do Meio Ambiente.

     O movimento jovem do Partido Progressista de Dois Irmãos realizou no último sábado a distribuição de material informativo e sacolinhas ecológicas para automóveis, que servem para armazenar o lixo temporariamente no interior do veículo até o descarte apropriado. A ação foi realizada no cruzamento entre a Av. São Miguel e a Rua São José, no Centro. Para a presidente da Juventude Progressista, Aline Molling, o objetivo foi alcançado: "Temos compromisso com as causas defendidas pelos jovens e a proteção do meio ambiente está entre as nossas prioridades. Ações como esta colaboram para o desenvolvimento da consciência ambiental, tão necessária para a proteção do nosso planeta", definiu. Participaram ainda os vereadores Jerri Meneghetti e Eliane Becker, os membros da executiva jovem do partido Gustavo Spohr e Romana Peters, entre outros.

Jerri Meneghetti, Aline Molling, Eliane Becker, Roma Peters e Gustavo Spohr.

Veículos eram abordados enquanto sinal estava vermelho.

domingo, 12 de junho de 2011

Rua Reinaldo Backes pavimentada

     A Bancada Progressista segue trabalhando intensamente na Câmara de Dois Irmãos e consolida a parceria com o deputado federal Renato Molling. A pavimentação da rua Reinaldo Backes é mais um exemplo do trabalho sério e responsável que essa parceria vem fazendo em nossa Cidade.

Reinaldo Backes, Bairro São João, está pavimentada.

     Depois do asfaltamento da Estrada Sapiranga, concluído em 2010 com emenda individual no valor de R$ 1 milhão do deputado Renato Molling, agora foi a vez da rua Reinaldo Backes, do Bairro São João. A comunidade pediu e encaminhamos o pleito ao Deputado, que destinou recurso através de emenda parlamentar para a realização da obra, concretizando o sonho de várias famílias que esperavam a oportunidade de se livrar dos problemas causados pelo pó e pela lama. A rua foi pavimentada com bloquetos de concreto, atendendo não somente os moradores desta rua, mas também as famílias que residem no final da rua Piauí e utilizam a via para acessar a rua Goiás - uma das principais do Bairro.

Rua Reinaldo Backes antes de receber pavimentação.

     A próxima rua a ser contemplada com o calçamento será a Fortaleza (ou rua 1) no Loteamento Vitória, no Bairro Bela Vista. Ao longo desta rua encontram-se diversas residências, onde dezenas de famílias aguardam ansiosamente pelo início da obra, que será realizada também com recursos conquistados através do deputado Molling junto ao Ministério das Cidades. Batalhamos pela conquista deste recurso pois muitos moradores serão beneficiados e, além disso, a via está no trajeto do ônibus circular.

Rua Fortaleza (ou Rua 1) no Loteamento Vitória, é a próxima a receber pavimentação.

     Consideramos que os interesses coletivos e as obras em benefício da comunidade de Dois Irmãos estão acima de qualquer interesse político-partidário. Prova disso é que, por questões ideológicas, somos oposição ao atual governo municipal mas também somos a bancada que mais luta por recursos e obras para nossa Cidade. Contamos com o apoio do Renato Molling na Câmara Federal e da Ana Amélia Lemos no Senado, parcerias que não param de gerar resultados!

Jerri Meneghetti - Vereador Progressista

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Código Florestal é debatido na Câmara

     A pedido do vereador Jerri Meneghetti, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG) enviou o assessor de política agrícola e meio ambiente, Alexandre Scheifler, para esclarecer as mudanças ocorridas após a aprovação do novo Código Florestal na Câmara Federal. O evento coincidiu com o início da Semana do Meio Ambiente no Município.


Abaixo a reprodução da matéria do Jornal O Diário:


Assessor da Fetag esclarece dúvidas sobre o novo Código Florestal

Dois Irmãos – A importância da preservação da mata ciliar e da conscientização das pessoas foram assuntos de uma palestra em Dois Irmãos na última segunda. Antes da sessão, na Câmara, o assessor de Política Agrícola e Meio Ambiente da Fetag,Alexandre Scheifler, deu uma palestra extremamente esclarecedora sobre as mudanças do Novo Código Florestal. Alexandre apresentou um histórico das adequações feitas na lei e, através de imagens, pontuou como e onde o Novo Código afeta os proprietários de terras. “As coisas não serão resolvidas de uma hora para outra. Isso exige um tempo de transição”. Alexandre acha justo também, que os agricultores que respeitarem a lei, sejam bonificados financeiramente com um valor equivalente à área de terra que será desapropriada. Como exímio conhecedor do relevo da região, trouxe exemplos práticos a serem observados no município e deixou claro que o cálculo da preservação da vegetação deve ser feita durante a cheia do rio, riacho ou córrego e, que a lei tem as mesmas diretrizes para zonas rurais e urbanas. Por fim, o vereador Jerri Meneghetti e o tenente Maicá presentearam o assessor da Fetag com uma medalha e um diploma, reconhecendo o seu papel como um dos idealizadores da Defesa Civil. “Em 2009 houve um vendaval na cidade e nós presenteamos os bombeiros que participaram das operações e também quem ajudou na implantação da Defesa Civil e, na oportunidade o Alexandre não pôde estar presente e então estamos entregando a medalha e o diploma hoje”, explicou Maicá.

Fonte: Jornal O Diário.